Uma semana a mais de trabalho e eu jogaria tudo pro alto, arrumaria minha mala e diria adeus para todos os meus sonhos. Pelo menos foi isso que passou pela minha cabeça nessa última semana.
Eu estou exausto. E, pra piorar, fui eu quem me deixei assim.
Eu sofro de uma síndrome chamada “Síndrome do Eu Arranjo Tempo Para Esse Novo Projeto.” Já ouviram falar?
Ela tem alguns sintomas bem específicos, como achar que tem mais tempo do que realmente tem, que aguenta mais coisas do que realmente aguenta, de dizer mais sim do que deveria e, o principal, achar que dá para encaixar mais um projetinho na agenda.
Esse ano começou pra mim tomando conta de uma única empresa, meu e-commerce de moda, e terminou criando mais 3 projetos em paralelo, totalizando 4 empresas para cuidar em 1 dia que (infelizmente) tem 24 horas.
Para mim, por muito tempo, isso virou motivo de orgulho. Enchia a boca pra falar “Tenho 3 empresas aos 24 anos”. Me achava o prodígio, o à frente do tempo, mas na verdade, eu agi apenas como um inconsequente.
Eu achei que só precisava organizar minha agenda melhor, deixar meus horários marcados no google calendar, tomar mais café durante o dia, acordar mais cedo e trabalhar até mais tarde que tudo fluiria suavemente. Mas, infelizmente, aquela famosa frase: “Para cada escolha, uma renúncia”, se tornou uma das maiores lições de 2024.
Acostumado a dizer sim para toda oportunidade que batia em minha porta, eu tive que aprender que nem tudo o que chega nós precisamos agarrar, que nem toda oportunidade é pra gente e quanto mais dizemos “sim”, mais dizemos “não” para aquilo que realmente importa.
E para ser sincero, dizer sim é fácil. O difícil é dizer não para aquele projeto que no curto prazo parece rentável, mas no longo prazo pode me desviar daquilo que fui chamado para fazer.
Preciso nesse ano de 2025 me tornar uma espécie de guardião. Parecer aquele segurança que fica armado olhando os arredores enquanto a pilha de dinheiro é depositada no caixa eletrônica, sabe?
Fazer o mesmo, só que protegendo meu tempo e minha energia para fazer SOMENTE aquilo que realmente importa.
O jogo de hoje em dia se chama foco. Ganha quem consegue manter por mais tempo.
Sempre que surgir algo novo, se pergunte: “Isso me aproxima ou me distancia do meu propósito?”
Essa pergunta vai estar escrita na minha tela de bloqueio pelos próximos 365 dias. Recomendo fazer o mesmo.
Espero que de alguma forma isso tenha trazido alguma reflexão para você. Se sim, deixa um comentário aqui, vai ser muito bom saber como isso te tocou!
Bom, nos vemos na próxima segunda, às 5h da manhã. (Isso se você não desviar seu foco e esquecer de se inscrever nessa newsletter no botão abaixo!)
Abraços,
Túlio Herani