longas caminhadas: o whey para criatividade.
Todo criativo precisa de duas coisas: um dia de sol e uma longa caminhada.
15min de caminhada me renderam 745 palavras. (Não, eu não contei. Pedi pro gpt contar pra mim kkkkkk.)
Essa semana na minha vida pode ser definida por uma simples palavra: exaustão. Para contextualizar vocês, em breve duas grandes coisas irão acontecer na minha vida: a maior promoção que já fiz no meu e-commerce e - ao mesmo tempo - a viagem que há meses tenho planejada com meus amigos para Argentina.
Nesses últimos dias tenho lutado muito para continuar focado no trabalho. Meu cérebro está pedindo férias antes do tempo. Pode ter sido o acúmulo de coisas, ou apenas um sinal de cansaço mesmo. Ainda não consegui definir muito bem…
Sempre que aproximamos de algum grande lançamento ou promoção na minha empresa, passamos por um período caótico e exaustivo. São dias onde nossa carga de trabalho aumenta, a tensão em busca de bons resultados acaba nos tomando e, juntando com o fato de que passarei 10 dias viajando e que preciso deixar tudo pronto, organizado e estruturado para isso, esses últimos dias foram extremamente cansativos.
Trabalhei com uma agenda contada por minutos e percebi que há alguns anos atrás essa seria só mais uma semana normal, mas que Túlio de 2025 quer correr longe disso.
Nessa semana cheia de “To-Do List” faltou espaço na minha agenda para fazer o que hoje considero mais importante: pensar. Desde o final do ano passado para cá, eu percebi o quanto ter pausas durante o dia tem me feito bem. Então eu aderi, em meio a todo esse caos, um hábito que tem me ajudado a começar bem o meu dia: longas caminhadas.
Todas as manhãs, por volta das 7:30 (que é quando acabo meu devocional) eu coloco a coleira no meu cachorro, pego o saquinho verde que fica ao lado dela, saio com ele para passear e, o mais importante, sem levar meu celular.
Saindo do meu prédio eu viro à direita e vou caminhando até o ponto que eu sentir que esclareci todas as ideias e que está bom para voltar. Esse momento “besta” de caminhada sem celular tem me ajudado até a tomar grandes decisões.
Observar as árvores, o movimento na rua, sentir o vento e o sol ao mesmo tempo, funciona como um momento de meditação. Me tira o foco de toda a correria e aceleração que é minha rotina e me leva à um lugar onde a única coisa que eu posso fazer é viver aquele momento. Meus pensamentos e ideias se tornam o foco e não o meu celular e vídeos dopaminérgicos.
Momentos de pausa e reflexão são muito mais importantes do que a gente pensa. Eu costumava me sentir ansioso e culpado em momentos sem fazer nada. Todo minuto vazio eu preenchia com alguma atividade, afinal, eu não podia perder tempo!!!!! Ou pelo menos era isso que eu pensava até descobrir o poder que tem não fazer absolutamente nada…
Você que já acompanha minhas cartas e meus conteúdos em outras redes talvez já tenham ouvido falar sobre isso, mas eu preciso reforçar. A criatividade vem do ócio!
Pare para refletir: as melhores ideias que temos vem no banho, lavando a louça ou caminhando.
Não é produzindo. Não é lotando a agenda. Não é trabalhando sem parar. Não é nos forçando a ter ideias. A criatividade vem da agenda vazia.
Ideias e decisões surgem da pausa, não do caos. Precisamos cultivar mais momentos assim em nossa agenda. Dependendo do quão frenético é a sua rotina, deixar isso até marcado em blocos de tempo.
No mundo atual de distrações e de busca incessante por ocupação de tempo, nunca foi tão necessário ter momentos de silêncio.
Por isso, se você está tendo crise de falta de criatividade ou sente que perdeu o controle da sua vida, eu escrevi essa carta porque eu tenho um conselho para te dar: Vai fazer uma caminhada e, por favor, não leva o seu celular. (A não ser que for aproveitar os descontos no dia 03, 04 e 05 de fevereiro na Summer Sale da Cinq Galerie, aí é tranquilo você levar seu celular KKKKKK só acessar www.cinqgalerie.com)
Por essa você não esperava né? Bom, não podia deixar a oportunidade passar.
Nos vemos daqui duas semanas às 5 a.m. (nos próximos dias minha única preocupação vai ser se vou pedir empanada de carne ou de queijo)
Grande abraço,
Túlio Herani.