Não reclame daquilo que um dia pediu pra Deus.
Uma carta sobre ingratidão, mas também sobre ser grato.
"Graças a Deus, hoje é sábado."
Esse foi o primeiro pensamento que passou pela minha cabeça logo quando abri os olhos hoje, às 6h30 da manhã.
Eu nunca fui uma pessoa que esperava pelo final de semana. Sou muito abençoado por trabalhar com coisas que me causam empolgação, e as segundas-feiras nunca chegaram a ser um problema para mim.
Mas estou passando por um momento conturbado na minha vida profissional, e tudo que eu mais ansiava nesse último mês era a chegada do final de semana para que eu pudesse, finalmente, respirar.
E, infelizmente, isso veio a acontecer logo após eu ter recebido a resposta de Deus pela qual tanto tenho dobrado os meus joelhos e orado.
Desde que recebi essa resposta e tomei a decisão de fechar minha empresa "principal" para seguir aquilo que Deus tem colocado no meu coração, tenho passado por tempos difíceis e, consequentemente, me levado a lugares de fuga e reclamação.
Fechar uma empresa é muito mais complexo e cansativo do que eu esperava. Lidar com fornecedores, negociações, produtos remanescentes, devolução de escritório, pagamento de empréstimos e todas essas burocracias tem deixado—literalmente—meu cabelo mais branco. Fora os questionamentos e as dúvidas, que são naturais sempre que mudamos drasticamente o rumo das nossas vidas.
Não tem sido fácil, eu confesso. Acordar já pensando na rotina puxada e na quantidade de pepinos que terei que resolver antes que tudo isso acabe tem me causado um pouco de ansiedade (sentimento que simboliza uma falta de confiança em Deus).
E todas as vezes que sinto isso, recorro ao Único que pode me curar dessa situação. Hoje, Ele me respondeu de uma forma tão dura e necessária que eu precisei parar tudo que tinha planejado para escrever esta carta para vocês…
Logo quando acordo, tenho o costume de sentar na minha mesa, bem próximo à janela, pegar minha Bíblia de capa de couro preta e fazer meu devocional. Hoje, “por acaso”, o texto que comecei a ler foi Jeremias 12.
Comecei a leitura e senti algo diferente no meu corpo. Meu foco em cada palavra estava maior do que normalmente é. Parecia que eu estava com uma lupa na mão e que as palavras saltavam aos meus olhos conforme eu lia cada versículo. Isso me fez perceber que, de alguma forma, Deus estava querendo falar comigo. Me empolguei com isso e continuei lendo, até que me deparei com este texto:
"Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos? Se tão somente numa terra de paz te sentes seguro, que farás na enchente do Jordão?" (Jeremias 12:5 - ARA)
E isso veio como um soco bem na boca do estômago. Peguei meu marca-texto amarelo e fui logo grifando esse versículo. Quando estava passando para o próximo, senti que tinha que ler de novo. E glória a Deus que tive esse discernimento e decidi pausar tudo para refletir mais sobre isso…
Para contextualizar vocês, logo antes de Deus trazer essa resposta para Jeremias, ele estava se lamentando da injustiça que via ao seu redor. Jeremias se sentia cansado e frustrado, vendo os ímpios (pessoas que viviam de maneira contrária aos mandamentos e à vontade de Deus) prosperarem enquanto ele sofria.
E Deus, vendo ele reclamar da situação, perguntou:
"Se te fadigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos?"
Na época, os cavalos simbolizavam os carros de guerra. Ou seja, era humanamente impossível para um homem competir com um cavalo. Mas o que Deus quis dizer para Jeremias nesse trecho era que, se ele estava se cansando com o pequeno fardo que tinha que carregar naquele período, como então lidaria com situações que, aos olhos humanos, eram impossíveis, mas que Deus já havia planejado para o seu futuro?
Nisso, eu finalmente caí na real e percebi o quanto toda a situação que estou passando atualmente tem sido uma preparação para algo maior que Deus tem planejado para mim.
Nós costumamos pedir coisas a Deus e esperamos que Ele nos entregue tudo de mão beijada, mas Deus não trabalha dessa forma.
Se você pediu paciência, Deus não vai simplesmente derramar paciência no seu coração, Ele vai permitir situações que te ensinem a esperar.
Se você pediu força, Deus não vai simplesmente te fazer forte, Ele vai te colocar diante de desafios que exigem força.
Se você pediu fé, Deus não vai te encher de fé automaticamente, Ele vai te colocar em cenários onde só a fé pode te sustentar.
O processo não é castigo, é preparação. Deus não nos dá tudo pronto porque Ele não quer apenas nos abençoar, Ele quer nos transformar.
Tudo que está acontecendo na minha vida hoje é fruto daquilo que, por muito tempo, coloquei em oração. Independente dos momentos difíceis do processo, eu pedi para que Deus me colocasse no centro da vontade dEle—e estou vivendo exatamente isso.
E eu tenho certeza de que isso não cabe só a mim. Você provavelmente também já reclamou ou está reclamando do que um dia pediu a Deus chorando.
Isso é comum no ser humano e não é de hoje. O povo de Israel clamou a Deus por libertação do Egito (Êxodo 3:7-8), mas logo que foram libertos, quando estavam no deserto, murmuraram contra Deus porque o caminho não era tão confortável quanto imaginavam (Números 11:4-6). Mas o mesmo Deus que respondeu suas orações foi aquele que permitiu o deserto como uma preparação para fazê-los crescer.
O próprio Jesus nos disse que na vida teríamos aflições (João 16:33), mas Ele conclui dizendo: “Contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.”
Billy Graham, um dos maiores pregadores dos últimos séculos, também enfatizava que Deus trabalha em nossa vida da mesma maneira que um ferreiro molda o ferro: com calor, martelo e força. Mas o objetivo não é nos destruir, e sim nos transformar em algo útil, resistente e preparado para a batalha.
E a melhor forma de lidarmos com qualquer provação que acontece em nossa vida é agradecendo e entendendo que esse é um momento de preparo para algo maior que Deus já tem planejado para nós. Tiago mesmo disse:
"Meus irmãos, tende por motivo de grande alegria o passardes por várias provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, sem vos faltar coisa alguma." (Tiago 1:2-4)
Resumo da ópera (sempre quis usar essa frase kkkkk): Se a provação tem tomado lugar no seu coração, volte os olhos para Deus e entenda que você está exatamente onde Ele quer que você esteja. Isso é só uma fase de preparação para os grandes planos que Ele já tem desenhado para a sua vida.
E para finalizar a carta de hoje, vou deixar o último versículo de apoio (eu sei, hoje tô bem pregador): Na parábola do filho pródigo (Lucas 15:11-32), vemos que ele recebeu sua herança antes da maturidade e a desperdiçou. Ou seja, Deus não nos dá bênçãos que ainda não temos estrutura para sustentar.
Se você está passando por algo que um dia pediu a Deus e agora está enfrentando desafios, não veja isso como rejeição ou como se Deus tivesse esquecido de você, mas como um treinamento divino. A resposta que você quer já está chegando, mas primeiro Deus está te moldando para sustentá-la.
Espero que esse texto tenha tocado seu coração. Se você ainda não conhece minhas cartas semanais, quero te convidar a fazer parte desse movimento! É só clicar no botão abaixo e deixar seu e-mail. ;)
Nos vemos na próxima segunda às 5 a.m.
Um grande abraço,
Túlio Herani.
Como eu ainda não tinha lido isso?! Mas o tempo certo existe e é estipulado pelo Dono dele. É interessante que quando estamos na bonança, as palavras de fé, de incentivo e versículos como esse em Tiago, o de Paulo aos Romanos no capítulo 5 são tão compreensíveis e aceitos, no entanto, quando estamos submersos em tribulações, cada palavra parece irreal.
Mas é aí que devemos usar a fé (tá ouvindo, né Jefferson?! Kkkk), tendo a certeza daquilo que ainda não existe.
Novamente, irmão, muito obrigado!
Bem vindo a maturidade meu querido, amei. Sua reflexão e seu crescimento. A vida vem cheia de coiaas boas e treinamentos .....para melhorarmos todos os dias....Vc tem esse talento de colocar o que queremos ouvir nos seus textos e palavras. Pense se isso ja nao é um imenso talento que está espalhado pelo mundo.....