Recentemente eu terminei e como isso dói.
Um sentimento de impotência, insegurança, dúvidas… você não sabe como vai ser essa nova fase da sua vida, se vai encontrar outra pessoa, se valeu a pena ter tomado essa decisão ou se só agiu por impulso na hora.
Muitas dúvidas e perguntas vem na nossa cabeça. Parece que, mesmo tendo passado por poucas e boas, nossa memória só consegue nos lembrar da época feliz e de como foi maravilhoso o tempo em que estávamos nisso...
O medo do incerto pode nos fazer romantizar antigas “prisões”, onde pelo menos sabíamos o que esperar. E eu acredito que muitas pessoas decidem voltar para o passado justamente por isso.
Essa é a hora das recaídas, dos questionamentos… mas posso te falar: isso faz parte do processo de cura.
Eu já passei por 2 grandes términos de relacionamento na minha vida e recentemente estou passando por mais um. Mas, dessa vez, não foi com uma pessoa, foi o término com meu e-commerce, que um dia foi um sonho para mim, mas que nos últimos meses eu repensei e vi que não estava me levando para o caminho que eu gostaria de chegar.
E eu decidi escrever essa carta, exatamente porque esses sentimentos que citei acima voltaram para minha cabeça. Será que eu fiz a escolha certa? Será que não agi por impulso? Será que meus novos projetos vão dar certo?
Memórias de momentos incríveis, risadas, dias felizes que passei enquanto construía minha empresa bateu forte dentro de mim. É normal nos sentirmos assim.
Até o povo escolhido de Deus reclamou quando Deus os tirou do Egito, onde passaram 400 anos como escravo, para serem levados para Terra Prometida que emanava leite e mel.
Em Números 14:2-4, a Palavra diz: “Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: ‘Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto! Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltarmos para o Egito?’ E disseram uns aos outros: ‘Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito!’”
Mesmo que Deus abriu o mar vermelho para eles passaram (Êxodo 14:21-22), fez Maná (alimento) cair do céu para os alimentar (Êxodo 16:4), brotou água da rocha para matar a sede (Êxodo 17:6) e ainda não deixou as sandálias e roupas se desgastarem no percurso (Deuteronômio 29:5). Mesmo assim, Israel ainda queria voltar para a escravidão, porque ao menos lá eles tinham “comida garantida” e não precisavam viver pela fé.
Muitos de nós nos encontramos exatamente nesse mesmo lugar. Pelo medo do incerto preferimos nos manter parado aonde não deveríamos ficar. Ou até já tomamos a decisão de sair, mas no primeiro questionamento pós-término, voltamos correndo para os braços da pessoa errada.
Se tem uma coisa que eu aprendi nesse processo é que: decisões importantes sempre vão doer. Afinal, é muito mais confortável ficar aonde estamos e, muitas vezes, parece até mais seguro. Mas se buscar somente segurança fosse certo, seguro mesmo era nunca termos saído do ventre da nossa mãe.
Em momentos de questionamento como esse, eu sempre busco me lembrar que Deus nunca nos tira de um lugar para nos abandonar—Ele sempre tem um propósito maior.
Se você tomou a decisão de que não dava mais para permanecer na onde estava, não tenha medo. O melhor para você já está chegando.
Não vai ser fácil, eu já adianto. Recomeçar é sempre mais difícil. Mas no final tudo vai valer a pena.
“O fim das coisas é melhor do que o seu início” Eclesiastes 7:8.
Continue guerreiro e guerreira. Se está difícil agora, é porque ainda não chegou ao fim.
Espero ter te encorajado.
Se de alguma forma te ajudei, quero deixar o convite para se inscrever na minha newsletter para não perder os próximos posts que saem toda segunda às 5h.
Agora sim. Nos vemos na próxima segunda às 5 a.m.
Um grande abraço,
Túlio Herani.
Vai em frente, sem olhar pro que deixou, mais vai com amor, peito aberto e feliz, mesmo ainda nao sendo.....tudo tem seu tempo....e agora é de recomeçar! Bjoss