Prosperidade é morrer vazio.
Hoje é sexta-feira, 10h48 da manhã, e eu decidi antecipar o dia em que normalmente escrevo as cartas semanais porque eu precisava muito falar sobre isso e queria aproveitar enquanto as ideias e aprendizados ainda estavam quentes na minha cabeça.
Por muitos anos da minha vida, venho construindo o que, para mim, seria o conceito de prosperidade. E é engraçado como, a cada época da minha vida, fui tendo percepções diferentes sobre o que essa palavra significa.
Quando comecei minha jornada empreendendo, lá nos meus 18 anos, ainda jovem e com pouca experiência de mundo, prosperidade, para mim, era puramente o fato de ficar rico financeiramente.
Mas, conforme o tempo foi passando, comecei a perceber que, talvez, ser só cheio da grana não fosse o bastante para dizer que era um homem próspero. Passei a acreditar que, além do dinheiro, eu precisava de liberdade. Afinal, de que vale o dinheiro se eu não tenho tempo para viver minha vida, concorda?
Esse novo conceito de prosperidade fez sentido para mim, mas também não durou muito tempo. Minha vida foi acontecendo, e comecei a notar que ter tempo, dinheiro e liberdade para viajar e fazer tudo o que eu queria não seria suficiente. Foi então que acrescentei mais um elemento à minha definição de prosperidade: agora, além de tudo isso, eu precisava de pessoas para compartilhar essa riqueza comigo. De nada valia ter tudo isso e morrer sozinho.
Pronto! Agora, finalmente, eu tinha um conceito mais completo. Para ser considerado um homem próspero, eu precisaria ter: liberdade financeira, liberdade geográfica, liberdade de tempo e uma família estruturada. Bonito, né? O sonho de muitas pessoas.
Mas, como sempre... fui crescendo, amadurecendo, estudando, e percebi que havia um pilar faltando: saúde. De que valeria ter tudo isso se eu não tivesse condições físicas e emocionais para viver minha vida? Então logo decidi incluir mais esse ponto dentro do meu círculo da prosperidade.
E, quando parei para analisar tudo isso, percebi que, naquele ponto, o círculo se completava. E, a partir disso, finalmente entendi que prosperidade, na verdade, era obter sucesso em todas as principais áreas da vida.
Uma pessoa apenas rica financeiramente não é próspera. O mesmo vale para alguém com liberdade, mas que falta em todo o resto. Ou seja, para ser verdadeiramente próspero, eu precisava construir para mim uma vida completa em todos os sentidos: financeiro, espiritual, familiar, físico, emocional... etc, etc, etc.
Mas, essa semana, descobri que, todo esse tempo, eu estava olhando para o lugar errado.
A Resposta Que Eu Não Esperava
Todas as quartas e quintas-feiras, desde março do ano passado, faço estudo bíblico com os pastores da minha igreja. E, nesta semana em específico, era a última semana de aula antes da minha formatura na turma 1, e o tema escolhido para discutir era prosperidade.
Lembro que cheguei ao Instituto, subi as escadas para a minha sala de aula e, logo quando sentei na minha cadeira, olhei para o quadro e vi a pergunta escrita: “O que é prosperidade?” Nesse momento, meu coração até acelerou, e uma curiosidade tremenda invadiu meu corpo. Eu queria aprender, de verdade, o que, para Deus, significa ser uma pessoa próspera.
O pastor começou a aula perguntando para a sala o que seria prosperidade para cada um. Um respondeu viver o propósito, outro respondeu sucesso em todas as áreas, outro falou caminhar com Deus, e assim foi indo pessoa por pessoa. Eu já estava me segurando para perguntar o que, na visão dele, seria a definição certa de ser uma pessoa próspera.
Logo que terminou o desafio com a sala, o pastor pediu para abrirmos em 2 Timóteo 4:7:
"Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé!" (2 Timóteo 4:7 - ARA)
Essa foi uma das últimas frases de Paulo, um dos maiores seguidores de Jesus, logo antes de ser executado.
Só para contextualizar vocês: nessa carta, Paulo já sabia que seu dia de partida estava próximo. E, sabendo disso, chamou Timóteo, seu filho na fé, para fazer seus últimos pedidos.
Quando Timóteo chegou para encontrá-lo, Paulo pediu algumas coisas. Além de solicitar sua capa, para se aquecer naquele frio, e seus livros e pergaminhos, para continuar buscando conhecimento sobre Deus, ele fez um pedido inesperado: que Timóteo trouxesse Marcos.
Marcos foi um grande companheiro de Paulo em sua primeira viagem missionária. Mas, durante esse período, a situação ficou complicada. Paulo ficou gravemente doente devido às condições difíceis, e Marcos acabou o abandonando, voltando para sua cidade.
Vinte anos depois desse episódio, a pessoa que Paulo escolheu para estar ao seu lado em seus últimos dias foi justamente Marcos.
Muitos pensariam em chamar todos os amigos e familiares. Mas Paulo pensou diferente. Ele não queria morrer sem restaurar essa relação. Ele não queria levar essa pendência para a eternidade.
Prosperidade Não É O Que Eu Pensava
E o que isso tem a ver com o conceito de prosperidade que eu queria contar para vocês? Tudo.
Paulo, para mim, é o maior nome da Bíblia depois de Jesus. Ele entendeu o que realmente era viver para Cristo enquanto estamos aqui na Terra. Paulo sabia o que era passar necessidade, mas também sabia o que era viver com fartura. Ele sabia o que era ser bem alimentado, mas também o que era passar fome. E, em toda e qualquer situação, Paulo aprendeu a viver contente. Ele termina esse texto dizendo que tudo podia Naquele que o fortalecia—Deus. (Filipenses 4:11-13)
Paulo descobriu que prosperidade de verdade era chegar no momento da sua morte e poder dizer que viveu tudo aquilo que precisava viver.
Paulo morreu simplesmente vazio. Tudo que ele poderia derramar enquanto estava vivo, ele derramou.
Perdoou, pediu perdão. Chorou, sorriu. Ajudou, foi ajudado. Viveu tudo com intensidade. E, durante toda a corrida, não perdeu aquilo que mais importava: sua fé.
Depois dessa aula, entendi realmente o que é prosperidade.
Prosperidade, para mim, é morrer vazio.
É saber que tudo o que pude fazer enquanto estava vivo, eu fiz.
É ter paz no coração, sem mágoas.
É ter a certeza de que cumpri tudo aquilo que Deus confiou a mim nesta geração.
Viva Hoje, Não Deixe Nada Guardado
Viva sua vida de forma completa.
Cada momento como se fosse o último.
Sorria quando puder sorrir.
Chore quando precisar chorar.
Perdoe quem te magoou.
Ajude quem precisa ser ajudado.
Cuide das pessoas que você ama.
Você é único. Sua vida é única. E o único dia que você tem é hoje.
Não desperdice seu tempo e não guarde nada para você.
Busque viver uma vida dentro do propósito que Deus confiou a você desde antes do seu nascimento, e tenha a paz de chegar ao fim com a certeza de que viveu tudo o que precisava viver.
Com isso, termino minha carta de hoje. Espero que tenha tocado seu coração de alguma forma.
Deus te abençoe.
Nos vemos na próxima segunda, às 5 a.m.
Um grande abraço,
Túlio Herani.
Maravilhoso ver e sentir a sua verdade e prosperidade. Te amo. Viva, ame, perdoe, chore, seja feliz todos os dias. Vc merece pois é filho de Deus perfeito! Bjoss